Se você é novo no WordPress, entretanto, pode não estar ciente de que na verdade existem duas versões diferentes de sistemas de gerenciamento de conteúdo WordPress . Existe WordPress.com e WordPress.org
Você conhece as diferenças entre os dois? Isso importa? E se isso acontecer, como você sabe o que é certo para você?
WordPress.com x WordPress.org: como diferenciar os dois
De acordo com o WordPress.com , o software WordPress alimenta 39,5% de todos os sites ao redor do mundo.
Vamos dar uma olhada no que cada uma dessas plataformas faz.
O que é WordPress.com?
WordPress.com é um serviço de blog e site de propriedade de uma empresa chamada Automattic. WordPress.com usa o software WordPress de código aberto.
WordPress.com não exige muito de seus usuários. Quando estiver pronto para começar, tudo que você precisa é:
- A capacidade de compreender uma compreensão básica da plataforma WordPress.com e da interface do painel.
- Um pouco de tempo para dar uma olhada nas opções limitadas de temas e recursos disponíveis.
- E é isso!
Aqui está o que você obtém com WordPress.com:
Você estará pronto para escrever uma nova postagem no blog imediatamente com uma conta do WordPress.com.
Custo
O uso é gratuito, até 3 GB. Você pode pagar mais por recursos de personalização e recursos adicionais.
Hospedagem
A hospedagem na web está incluída nas contas do WordPress.com, portanto, não há necessidade de pagar por hospedagem adicional na web.
Devo também observar que todos os sites gratuitos do WordPress.com vêm com uma marca de hospedagem WordPress e também incluem anúncios do WordPress.com. Se você estiver disposto a pagar por um de seus planos, poderá remover um ou ambos.
Domínio
Se você usar o plano gratuito, seu site será executado em um subdomínio do WordPress.com, o que significa que “WordPress” estará no seu nome de domínio (ou seja, www.myawesomesite.wordpress.com). As opções de plano pago permitem que você atualize para um nome de domínio que não seja WordPress.
Programas
Não há necessidade de baixar nenhum software. Basta criar uma conta no WordPress e seguir em frente.
Configurar
Há um mínimo de confusão e confusão aqui. A configuração é fácil, pois oferece várias opções simplificadas para começar: blog, site, portfólio e loja online.
Segurança e backup
Ambos estão incluídos, mas isso não significa necessariamente que seu site seja 100% livre de hackers.
Gerenciamento
O gerenciamento de um site WordPress.com é mínimo. Isso significa que você não precisará de acesso a um FTP ou painel de controle para gerenciar o back-end. Isso também significa que você não precisará gerenciar atualizações principais ou de plug-ins. Você pode se concentrar apenas na criação de conteúdo.
Codificação
Se você esperava ter acesso à codificação do seu site para fins de personalização, pode esquecer isso com o WordPress.com.
Temas
Atualmente, existem 165 temas WordPress aos quais você terá acesso no plano gratuito. Embora não haja absolutamente nada de errado em usar um tema WordPress gratuito, você precisa ter cuidado, pois geralmente há limitações e possíveis corrupções que podem afetar negativamente o seu site. Se quiser ter acesso a temas premium, você terá que pagar por um de seus planos e, mesmo assim, a customização do design é limitada.
Plug-ins
Na maioria das vezes, você tem que trabalhar com o que o WordPress oferece em termos de recursos e funcionalidades adicionais. Isso inclui integração de mídia social, recursos básicos de blog como compartilhamento, estatísticas, comentários, enquetes, etc. Tudo o que você usa, entretanto, deve vir do WordPress (em outras palavras, Jetpack ).
Apoiar
Com o plano gratuito, a única opção de suporte que você tem é por meio de pesquisas autoguiadas nos fóruns do WordPress. Para planos pagos, o WordPress oferece suporte por e-mail e chat ao vivo para configuração.
Análise
O Analytics virá direto do WordPress, pois você não pode se integrar às ferramentas do Google no back-end ou no front-end (a menos que você esteja no plano Business, caso em que eles concedem acesso).
comércio eletrônico
O WordPress tem uma política de vendas rígida para seus sites .com. Portanto, se você planeja vender qualquer coisa por meio do seu site, só poderá fazê-lo se pagar pelo plano de negócios. Mesmo assim, você precisa ter uma certa quantidade de tráfego e usar o próprio sistema de anúncios do WordPress.
Rede WordPress
Esta é uma das partes mais legais de hospedar seu site no WordPress.com. Como você faz parte da rede WordPress, eles podem ocasionalmente apresentar seu site e enviar tráfego adicional para você.
O que é WordPress.org?
Com o WordPress.org, você hospeda seu próprio blog ou site. WordPress.org é onde você encontrará o software WordPress gratuito que pode ser baixado e instalado em seu próprio servidor web.
Quando estiver pronto para começar, tudo que você precisa é:
- Algum conhecimento técnico. HTML é ideal, mas não obrigatório.
- Familiaridade com hospedagem na web, domínios e como adquiri-los e gerenciá-los.
- Uma compreensão do que um painel de controle faz e por que você precisa dele.
- Conforte-se com o funcionamento do painel do WordPress e saiba como adaptá-lo às suas necessidades.
- A capacidade de usar temas e plug-ins para ampliar o poder do site (se você não quiser codificar).
Aqui está o que você obtém com WordPress.org:
Custo
WordPress.org é de uso gratuito. Mas o resto das coisas que você precisa para realmente abri-lo e fazê-lo funcionar para você? Não muito.
Hospedagem
Quando digo que o WordPress.org é um sistema de gerenciamento de conteúdo “auto-hospedado”, o que quero dizer é que você mesmo precisa cuidar da hospedagem na web. Isso significa que você terá que trabalhar com uma empresa terceirizada de hospedagem na web, como a GoDaddy, por exemplo, que oferecerá espaço em seu servidor em troca do que basicamente equivale ao aluguel mensal ou anual desse espaço.
Domínio
O mesmo negócio aqui. O WordPress está apenas fornecendo a ferramenta para gerenciar seu site, então você precisa comprar seu nome de domínio em outro lugar. Será 100% seu e não terá nenhum vestígio de “WordPress” no título… a menos que o nome da sua empresa contenha “WordPress”.
Programas
Para acessar o CMS, você mesmo precisará baixar e instalar o software.
Configurar
Obviamente, eu diria que o WordPress.org é fácil de configurar, mas para usuários super novatos que mal pisaram em uma plataforma de software baseada em nuvem antes, isso pode ser opressor.
Segurança e backup
O ideal é que a segurança e o backup venham de você, de sua empresa de hospedagem na web, de um plug-in e , possivelmente, de outro terceiro.
Gerenciamento
Quando você segue o caminho da auto-hospedagem, isso significa que o site que você cria é 100% seu, o que também significa que você é 100% responsável por criá-lo e gerenciá-lo. Isso inclui manter-se atualizado sobre todas as atualizações do núcleo do WordPress, bem como sobre quaisquer ferramentas que você instalar.
Codificação
Isso é fundamental para desenvolvedores que não querem ficar limitados pelos recursos do WordPress ou de integrações de terceiros. Contanto que você saiba o que está fazendo, fique à vontade para editar a codificação do seu site o quanto quiser!
Temas
Não há restrições sobre quais temas você pode usar em seu site WordPress. Se você quiser usar um dos milhares de temas localizados no diretório de temas do WordPress.org , faça isso. Se preferir usar um tema premium encontrado fora do site, você também pode fazer isso. Você também pode personalizar esses temas o quanto quiser ou pode criar seu próprio tema do zero.
Plug-ins
O WordPress tem dezenas de milhares de plug-ins disponíveis em seu diretório, todos de uso gratuito. Se você não consegue encontrar o que procura ou deseja algo que tenha mais impacto, você pode fazer sua pesquisa fora do WordPress. Ou você pode criar seu próprio plugin.
Apenas um lembrete: sempre que você planeja adicionar uma nova ferramenta externa ao WordPress ao seu site, faça sua pesquisa primeiro.
Apoiar
Para obter suporte para problemas ou dúvidas com a plataforma WordPress, você terá que contar com suporte autoguiado por meio dos fóruns. Eu também sugiro que você se inscreva em um blog WordPress, pois há muito que você pode aprender lá, seja uma solução rápida para um problema comum ou alguma nova ferramenta que ajudará você a economizar horas de desenvolvimento.
Análise
Como você é livre para usar qualquer tipo de integração de terceiros que desejar, você pode enlouquecer com análises, testes e monitoramento avançados quanto desejar. O Google Analytics é obrigatório. Também vale a pena examinar os testes A/B quando o seu site estiver em alta (especialmente agora que o Google acaba de lançar o Optimize ).
E-commerce
Novamente, sem as restrições de trabalhar estritamente na plataforma de hospedagem WordPress, você pode realmente abrir seu site para diversas possibilidades de ganhar dinheiro , como veicular anúncios, remarketing, venda de produtos, oferta de assinaturas e muito mais.
Rede WordPress
Você não faz parte da rede WordPress quando usa .org, então você é totalmente responsável pelo marketing e pela divulgação do seu site.
Conclusão
Então aí está: uma briga acirrada entre as duas plataformas WordPress. Qual deles é o melhor para você? De qualquer forma, tenho certeza de que você verá os benefícios de ambos e agora poderá tomar uma decisão informada.
0 comentários