O que é um blog e como ele difere de um site?

22/04/2024 | Business

O Que é Blog

Freqüentemente, os leitores nos perguntam: “o que é um blog e como ele difere de um site?”

Se você está pensando em começar um blog ou site , entender esses termos o ajudará a atingir seus objetivos.

Neste guia para iniciantes, explicaremos o que é um blog e a diferença entre blogs e sites. Falaremos também sobre cenários de uso, com exemplos reais e seus benefícios.

O que é um blog?

Um blog é um tipo de site onde o conteúdo é apresentado em ordem cronológica inversa (o conteúdo mais recente aparece primeiro). O conteúdo do blog costuma ser chamado de entradas ou “postagens de blog”.

Os blogs são normalmente administrados por um indivíduo ou um pequeno grupo de pessoas para apresentar informações em estilo coloquial. No entanto, agora existem muitos blogs corporativos que produzem muito conteúdo informativo e de estilo de liderança inovadora.

A blog page showing posts

Postagens típicas de blog também têm uma seção de comentários onde os usuários podem responder ao artigo.

História dos Blogs

Os blogs evoluíram a partir de diários e revistas online em meados dos anos 90. Naquela época, os usuários da Internet já administravam páginas pessoais onde publicavam atualizações regulares sobre suas vidas pessoais, pensamentos e comentários sociais.

O termo web log foi usado pela primeira vez no final dos anos 90, que mais tarde se tornou ‘weblog’, depois ‘nós blogamos’ e, finalmente, apenas ‘blog’.

Devido ao crescente número dessas páginas web, diversas ferramentas começaram a surgir, o que facilitou aos usuários a criação de diários online e blogs pessoais. Essas ferramentas ajudaram a popularizar os blogs e tornaram a tecnologia acessível a usuários não técnicos.

Em 1999, foi lançado o popular site de blogs Blogger.com , que mais tarde foi adquirido pelo Google em fevereiro de 2003.

No mesmo ano, o WordPress lançou sua primeira versão como plataforma de blog em maio de 2003.

Hoje, o WordPress é a plataforma de blog mais popular do mundo , alimentando mais de 43% de todos os sites da Internet. Para obter mais detalhes, consulte nosso relatório de participação de mercado do WordPress .

Qual é a diferença entre um blog e um site?

Os blogs são um tipo de site. A única diferença real entre um blog e outros tipos de sites é que os blogs são atualizados regularmente com novos conteúdos, que são exibidos em ordem cronológica inversa (primeiro as novas postagens do blog).

Os sites típicos são de natureza estática, onde o conteúdo é organizado em páginas e não são atualizados com frequência. Em comparação, um blog é dinâmico e geralmente é atualizado com mais regularidade. Alguns blogueiros publicam vários artigos novos por dia.

Os blogs podem fazer parte de um site maior. Freqüentemente, as empresas têm uma seção de blog onde criam conteúdo regularmente para informar e educar seus clientes.

Você pode usar o WordPress para criar um site e um blog. É por isso que muitos proprietários de empresas usam o WordPress para criar sites para pequenas empresas .

Em termos simples, todos os blogs podem ser um site ou parte de um site. No entanto, nem todos os sites podem ser chamados de blogs.

Você também pode dizer que os blogs possuem artigos organizados por meio de categorias e tags. Por outro lado, os sites utilizam páginas para organizar e exibir conteúdo.

Blog ou site – qual é o melhor?

Como iniciante, você pode estar se perguntando se deveria começar um blog ou publicar um site . Qual é o melhor?

Para ser honesto, a resposta a esta pergunta depende realmente de quais são seus objetivos.

Muitas pequenas empresas em todo o mundo têm sites tradicionais compostos apenas de páginas e nenhum blog. Esses pequenos sites geralmente são criados para criar uma presença informativa na web para uma empresa, organização ou indivíduo.

Por outro lado, cada vez mais empresas estão percebendo o potencial de um blog em sua estratégia geral de marketing. Os proprietários de empresas estão adicionando uma seção de blog separada aos seus sites tradicionais e usando-a para obter mais tráfego dos mecanismos de pesquisa.

Isso porque está comprovado que os blogs melhoram a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO).

Os blogs também vêm com um recurso de feed RSS, que permite aos usuários ficarem atualizados com suas postagens mais recentes. Quando uma nova postagem é publicada, o feed RSS é atualizado automaticamente.

Profissionais de marketing inteligentes geralmente conectam o feed RSS a um boletim informativo por e-mail ou notificação push da web para enviar a seus usuários um alerta de notificação sobre postagens recentes, anúncios de produtos e muito mais.

Veja OptinMonster , por exemplo. É um software de geração de leads e seu site possui páginas de vendas tradicionais apresentando seus produtos e recursos.

Site e blog OptinMonster

Eles também têm um blog informativo que ensina aos usuários como melhorar as conversões e obter mais leads.

Isso os ajuda a cobrir as palavras-chave do setor para obter tráfego gratuito dos mecanismos de pesquisa e realizar mais vendas.

Quer você seja uma empresa, uma organização sem fins lucrativos ou um profissional, adicionar seu próprio blog ao seu site pode ajudá-lo a atrair seu público-alvo, aumentar sua lista de e-mail e vender produtos.

Qual é a diferença entre postagens de blog e páginas?

WordPress é a plataforma de blog mais popular e um poderoso sistema de gerenciamento de conteúdo. Por padrão, ele vem com dois tipos de conteúdo: posts e páginas. Freqüentemente, os iniciantes ficam confusos entre os dois.

As postagens do blog são exibidas em ordem cronológica inversa (do mais recente para o mais antigo) na página do seu blog porque são conteúdos oportunos, o que significa que seus usuários terão que se aprofundar para visualizar as postagens mais antigas.

As páginas estáticas são conteúdos do tipo “único”, como página sobre, página de contato, página inicial de produtos ou serviços, página inicial e muito mais.

As páginas geralmente são usadas para criar a estrutura e o layout de um site. Até os blogs podem ter páginas ao lado deles.

Por que as pessoas blogam? Quais são os benefícios dos blogs?

Cada blogueiro individual tem sua própria motivação para blogar. Muitos deles o utilizam como alternativa a manter um diário ou diário. Os sites de blog oferecem um local para compartilhar sua criatividade e ideias com um público mais amplo.

As principais marcas e empresas criam blogs para educar seus clientes, compartilhar notícias e alcançar um público mais amplo. Os blogs são uma parte essencial da estratégia de marketing online para muitas empresas.

Aqui estão apenas alguns benefícios dos blogs.

  • Fornece um caminho para organizar seus pensamentos e ideias
  • Permite que você mostre suas habilidades, criatividade e talentos
  • Ajude os indivíduos a se tornarem uma autoridade em seu setor
  • Ajuda você a socializar on-line com pessoas interessantes e que pensam como você
  • Muitos blogueiros ganham dinheiro fazendo blogs usando vários métodos de monetização
  • As empresas usam blogs para atrair mais clientes em potencial para seus sites
  • As organizações sem fins lucrativos podem usar blogs para aumentar a conscientização, realizar campanhas nas redes sociais e influenciar a opinião pública.

Quais são alguns exemplos de bons blogs?

Milhões de indivíduos e empresas de todo o mundo possuem blogs. Isso significa que existem blogs sobre praticamente qualquer assunto que você possa imaginar.

Aqui estão alguns blogs populares que você pode conferir como exemplo. Escolhemos a dedo os melhores blogs em diferentes setores para lhe dar uma ideia da diversidade dos blogs.

1. Pinch of Yum

Pinch of Yum

Pinch of Yum é um dos blogs de comida e receitas mais populares online. Iniciado por Lindsay, uma professora do ensino médio, o blog permitiu que ela largasse seu emprego e se tornasse uma blogueira em tempo integral.

2. We The Parents

Nós, os Pais, blog

WeTheParents é um blog popular sobre pais administrado por Neve e Keane (os pais). Eles compartilham dicas sobre pais e mães e, ao fazer isso, ganham dinheiro ganhando comissões sobre os produtos que recomendam.

3. We Wore What

Nós usamos o que

Iniciado por Danielle Bernstein, We Wore What é um blog de moda popular . Com mais de 1,5 milhão de seguidores, abrange tudo, desde moda até design de interiores e moda masculina.

4. Nerd Ftiness

NerdFitness blog

Um blog de fitness iniciado por Steve Kamb, o Nerd Fitness se dedica a ajudar as pessoas a permanecerem em forma. Ele fornece conselhos sobre condicionamento físico, motivação, apoio, dicas de dieta e exercícios.

5. Lost With Purpose

Lost With Purpose

Um popular blog de viagens administrado por Alex, que compartilha suas viagens e oferece dicas, conselhos e guias de viagem para outros mochileiros.

6. Tiny Buddha

Tiny Buddha

Tiny Buddha é um blog de desenvolvimento pessoal criado por Lori Deschene. O blog publica conteúdo sobre felicidade, amor, relacionamentos, atenção plena, espiritualidade, simplicidade, minimalismo, desapego e muito mais.

Existem muitos outros blogs excelentes sobre muitos tópicos diferentes. Veja nossa lista dos tipos de blog mais populares para mais algumas ideias.

Como os blogueiros ganham dinheiro?

Normalmente, as pessoas pensam nos blogueiros como hobbystas. Embora algumas pessoas tenham blogs sobre estilo de vida, um grande número de blogueiros ganha dinheiro com seus blogs. Isso permite que eles se concentrem mais em seus blogs, abandonem seus empregos diários e construam negócios online de sucesso.

Os blogs mais bem-sucedidos podem gerar receitas de seis, sete dígitos e até oito dígitos em um ano.

Abaixo estão algumas maneiras que a maioria dos blogueiros usa para ganhar dinheiro com seus blogs:

A maneira mais comum e provavelmente a mais fácil de ganhar dinheiro online é exibindo anúncios . No entanto, como um novo blogueiro, você não poderá entrar em contato diretamente com os anunciantes ou gerenciá-los por conta própria.

É aqui que entra o Google AdSense . Ele se encarrega de encontrar anúncios, exibi-los, coletar pagamentos de anunciantes e enviar esses pagamentos a você com uma pequena quantia.

Muitos blogueiros também ganham dinheiro com marketing de afiliados . Basicamente, eles recomendam produtos em seus sites e ganham uma comissão quando os usuários compram esses produtos. Por exemplo, você pode compartilhar seus produtos favoritos da Amazon e ganhar uma taxa de indicação quando os usuários comprarem usando seu link.

Outros métodos comuns de monetização incluem assinaturas , venda de cursos online ou adição de uma loja online ao blog.

Veja nossa lista de maneiras comprovadas de ganhar dinheiro online com seu blog para mais alguns exemplos.

Qualquer pessoa pode começar um blog?

Sim, qualquer pessoa que queira começar um blog pode fazê-lo facilmente.

Nos primeiros dias dos blogs, os usuários precisavam de habilidades de codificação HTML e PHP para atualizar seus blogs.

Agora, existem muitas ferramentas de blog como WordPress, Tumblr, Medium, Blogger, Wix e Squarespace, que permitem que você crie facilmente seu primeiro blog sem nunca escrever código.

Basicamente, se você puder apontar e clicar, poderá criar um blog em minutos.

Dito isso, escolher a plataforma de blog errada para iniciar um blog é o erro mais comum que os iniciantes cometem. Mas, já que você está aqui, não cometerá esse erro.

Recomendamos o uso do WordPress. É a plataforma de blog e construtor de sites mais popular do mundo . Mais de 43% de todos os sites na internet são construídos em WordPress para que você possa ter uma ideia de quão popular ele é.

Existem dois tipos de WordPress: WordPress.com , que é um serviço de hospedagem limitada, e WordPress.org, também conhecido como WordPress auto-hospedado.

Recomendamos usar o WordPress.org porque é de código aberto, o que significa que você obtém acesso instantâneo a todos os recursos poderosos do WordPress. Também permite que você ganhe dinheiro facilmente com seu blog, sem restrições.

Quer saber mais sobre WordPress? Veja nossa análise completa do WordPress para uma análise detalhada de sua funcionalidade.

Você precisará dos seguintes itens para iniciar seu próprio blog WordPress.org:

  • Um nome de domínio (este será o endereço do seu blog e o que os usuários digitarão no navegador para visitá-lo. Por exemplo, wpbeginner.com)
  • Serviço de hospedagem de sites (este será o local dos arquivos do seu blog)
  • 20 minutos do seu tempo

Normalmente, um nome de domínio custará cerca de R$40,00 por ano e uma hospedagem de site R$30,00 por mês. Agora, se você está apenas começando, isso parece muito dinheiro.

A melhor parte do WordPress é que ele vem com milhares de modelos pré-fabricados, também conhecidos como temas WordPress.

Você pode escolher um tema e personalizar o design do seu blog com ferramentas de arrastar e soltar. Veja nossa lista dos melhores temas de blog WordPress gratuitos .

Existem mais de 60.000 plug-ins gratuitos disponíveis para WordPress. Esses plug-ins são como aplicativos para sites WordPress que permitem adicionar facilmente recursos como formulários de contato, podcasts, lojas online e muito mais. Veja nossa seleção especializada de plug-ins WordPress indispensáveis .

Desenvolvido por Daniel Peres

Profissional especialista em WordPress com 10 anos de experiência na área. Já atuei em diversas empresas na área de tecnologia e marketing a fim de consolidar negócios baseados em sites WordPress. Voluntário nos Meetups WordPress e Divi Rio de Janeiro.

Agora é a sua vez!

Compartilhe sua opinião e deixe seu comentário no post. Queremos ouvir o que você pensa!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *