Você quer melhorar seu SEO WooCommerce, mas não sabe como começar? A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para sua loja de comércio eletrônico equivale a ter alguém parado em cada esquina do mundo real, girando cartazes com o nome e a direção de sua loja.
Se você não otimizou sua loja WooCommerce para SEO, está perdendo muitas vendas.
Criamos este guia de SEO WooCommerce definitivo para ajudá-lo a melhorar seu SEO WooCommerce e obter mais clientes.
Antes de começarmos, vamos abordar o básico.
- O que é WooCommerce?
- O WooCommerce é compatível com SEO?
- 1. Execute a configuração de SEO do WordPress
- 2. Escreva títulos de produtos SEO
- 3. Adicione descrições de produtos SEO
- 4. Otimize o slug do produto
- 5. Ative a localização atual
- 6. Uso adequado de categorias e tags de produtos
- 7. Adicione texto alternativo para imagens de produtos
- 8. Adicione títulos e descrições de SEO para categorias de produtos
- 9. Rastreie clientes WooCommerce no Google Analytics
- 10. Otimize a velocidade e o desempenho do site
- 11. Melhore a segurança do WooCommerce
O que é WooCommerce?
WooCommerce é um plugin de comércio eletrônico de código aberto desenvolvido para WordPress. Ele permite que você aproveite o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais poderoso e use-o para administrar uma loja online. Devido à natureza do código aberto, você pode personalizar todos os aspectos da sua loja e criar facilmente extensões personalizadas.
Antes de iniciar uma loja online, a maioria dos iniciantes geralmente faz uma das duas perguntas: Como o WooCommerce se compara ao Shopify e o WooCommerce é compatível com SEO?
A resposta para a segunda pergunta está abaixo:
O WooCommerce é compatível com SEO?
WooCommerce é muito amigável para SEO imediatamente. Ele roda noo WordPress, que por si só é compatível com os padrões e é bom para SEO. No entanto, você pode definitivamente usar plug-ins e técnicas para melhorar ainda mais o SEO do produto WooCommerce.
Ao iniciar uma loja online com WooCommerce , cabe a você adicionar itens como temas, produtos, descrições de produtos, páginas de produtos, imagens e outros conteúdos à sua loja. Você é responsável por otimizar todo o conteúdo adicional adicionado.
WooCommerce SEO é um processo contínuo e você precisará mantê-lo atualizado para ver um crescimento constante no tráfego e nas vendas do seu mecanismo de pesquisa.
Agora você deve estar se perguntando: o que preciso para implantar adequadamente uma estratégia eficaz de SEO WooCommerce?
Bem, é aí que nosso guia WooCommerce SEO pode ajudar. Analisaremos várias dicas importantes de SEO para sua loja online e as tornaremos fáceis de entender.
Preparar? Vamos começar.
1. Execute a configuração de SEO do WordPress
WooCommerce é um plugin para WordPress, o que significa que você precisa melhorar sua configuração geral de SEO do WordPress antes de passar para ajustes de SEO específicos do WooCommerce.
Criamos um guia completo de SEO em WordPress para iniciantes. É extremamente detalhado e inclui dicas para pesquisa de palavras-chave, estrutura de URL amigável para SEO, localização de conteúdo duplicado com o Google Search Console e muito mais. É altamente recomendável ler todo o guia antes de passar para a etapa 2 deste artigo.
No entanto, se você estiver com pressa, a coisa mais importante que você precisa é de um plugin WooCommerce SEO. Recomendamos instalar e configurar o plugin All in One SEO em seu site.
O plugin AIOSEO irá ajudá-lo a adicionar mapas de sites XML junto com a configuração de campos de SEO adequados para seus produtos. Ele também vem com recursos de SEO, como marcação de esquema de rich snippets , análise de SEO na página, integração de mídia social e muito mais.
Depois de configurar o AIOSEO, você pode passar para a etapa 2 do nosso guia WooCommerce SEO.
2. Escreva títulos de produtos SEO
Assim como você otimiza as postagens do seu blog para SEO , você também precisa otimizar seus produtos WooCommerce individuais para SEO.
Uma das partes mais importantes do SEO do produto WooCommerce é escrever títulos de produtos amigáveis ao SEO.
Esses títulos de produtos aparecem na barra de título do seu navegador e são usados pelos mecanismos de pesquisa como o título de um resultado de pesquisa.
Se você seguiu o passo anterior, já teria instalado o plugin AIOSEO . É o melhor plugin de SEO para WordPress que também cobre seus produtos WooCommerce.
Você precisa começar editando um produto WooCommerce e rolando para baixo até a caixa Configurações AIOSEO. Em seguida, você pode editar o título SEO do produto digitando seu próprio título ou usando as variáveis para gerar automaticamente seu título a partir das informações do produto.
O título SEO do seu produto WooCommerce pode ser ligeiramente diferente do título do produto em sua loja. Você pode usar palavras-chave que acha que seus clientes usarão ao pesquisar o produto.
Você também precisa torná-lo cativante, interessante e atraente para os usuários. No entanto, é importante não usar títulos enganosos ou incorretos que possam enganar os usuários e os mecanismos de pesquisa, pois isso pode penalizar o seu site WooCommerce.
Vamos dar uma olhada em um exemplo de título abaixo.
Título entediante: Carteira masculina de couro da marca
Título otimizado para SEO: Carteira dupla de couro marrom para homens – alta qualidade construída para durabilidade
Em nosso título otimizado para SEO, mencionamos palavras-chave de cauda longa como dobra dupla, marrom e durabilidade, todas coisas que as pessoas pesquisarão ao pesquisar por “carteira de couro masculina”.
Ao fazer compras online, as pessoas digitam consultas de pesquisa detalhadas em vez de genéricas. Ao adicionar palavras-chave de cauda longa ao título do produto WooCommerce, você ajuda os mecanismos de pesquisa a encontrá-lo e classificá-lo acima de seus concorrentes.
3. Adicione descrições de produtos SEO
Logo abaixo do título em AIOSEO, você também verá uma caixa para adicionar sua própria meta descrição de produto.
Embora esta descrição não seja exibida em seu site, ela aparecerá abaixo do título do produto nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs). Você precisa usar essa descrição para fornecer um motivo convincente para os usuários clicarem e visualizarem seu produto. Pense nisso como seu discurso de vendas de uma linha.
Não se esqueça de usar as mesmas palavras-chave usadas no título SEO do produto. Isso aumentará suas chances de classificação para essas palavras-chave alvo.
4. Otimize o slug do produto
Slug é um belo nome de produto usado pelo WordPress em sua URL, também conhecido como permalinks . Por padrão, o WooCommerce usa o título do seu produto como slug. No entanto, às vezes os slugs padrão não incluem nenhuma palavra-chave SEO relevante.
Você pode alterar isso nas configurações de SEO do seu produto. Certifique-se de usar sua palavra-chave principal no slug e não demore muito.
Por exemplo, para carteira de couro masculina, recomendamos que o slug seja: carteira dupla-marrom-masculina-de-couro-por-marca
5. Ative a localização atual
A localização atual é ótima para links internos porque define um caminho ou trilha limpa para a página em que você está.
Essas trilhas também aparecem nos resultados de pesquisa, dando ao seu site uma vantagem extra nas classificações.
Você pode ativar a localização atual para seus produtos WooCommerce usando o plug-in AIOSEO.
Para ativar a localização atual, vá para All in One SEO »Configurações gerais .
A marcação do esquema breadcrumbs é adicionada automaticamente ao código do seu site. Mas, se você também deseja exibir links de navegação estrutural em seu site, será necessário ativar a localização atual alternando o botão.
Você verá então diferentes configurações de exibição de localização atual que pode usar em seu site.
Por exemplo, você pode usar o bloco ‘AIOSEO – Breadcrumbs’ Gutenberg. Basta editar qualquer postagem ou página onde deseja exibir a navegação estrutural e adicionar o bloco AIOSEO – Breadcrumbs.
6. Uso adequado de categorias e tags de produtos
Categorias e tags de produtos ajudam você a organizar os produtos em sua loja online. Isso torna mais fácil para seus clientes encontrarem o produto certo que procuram.
Categorias e tags também ajudam os mecanismos de pesquisa da mesma maneira. Cada categoria e tag de produto tem sua própria página no WooCommerce, que é rastreada e listada pelos mecanismos de pesquisa.
Como essas páginas têm produtos semelhantes, isso aumenta a densidade de palavras-chave e aumenta a probabilidade de classificação para essas palavras-chave.
Muitos iniciantes ficam confusos sobre a diferença entre categoria e tags e acabam utilizando-as incorretamente. As categorias destinam-se ao amplo agrupamento de seus produtos. Se sua loja fosse um livro, as categorias seriam o índice.
Por exemplo, uma loja de roupas pode ter categorias como masculino, feminino, acessórios, joias, etc. As categorias são hierárquicas, então você pode adicionar categorias secundárias a elas.
Por outro lado, tags são palavras-chave mais específicas que descrevem as propriedades do produto. Por exemplo, um produto de camiseta pode ter tags como casual, roupa de verão e muito mais.
7. Adicione texto alternativo para imagens de produtos
Muitos clientes mudam para a pesquisa de imagens para encontrar rapidamente os produtos que procuram. Para ajudar os proprietários de sites, o Google removeu recentemente o botão ‘Ver imagem’ dos resultados de pesquisa de imagens. Isso significa que os usuários terão que visitar seu site para ver a imagem contextualizada.
Essa tendência ajuda ainda mais as lojas online a atrair clientes altamente motivados para seus sites.
SEO para imagens funciona de maneira muito parecida com a pesquisa na web. O Google usa inteligência artificial, reconhecimento de imagem e outros algoritmos para ajudar os usuários a encontrar as imagens que procuram.
A coisa mais importante que você pode fazer para obter tráfego da pesquisa de imagens do Google é adicionar uma tag alt a todas as imagens do seu site.
Alt text é um atributo HTML que permite aos proprietários de sites adicionar algum texto às suas imagens. O objetivo deste texto é ser exibido quando o navegador não consegue buscar uma imagem.
Os mecanismos de pesquisa usam esse texto alternativo como fator de classificação em sua pesquisa de imagens. Basicamente, você pode adicionar texto para descrever do que se trata esta imagem específica.
Você pode adicionar texto alternativo a todas as imagens de seus produtos ao carregá-los no WooCommerce. Você também pode editar imagens antigas de produtos na biblioteca de mídia e adicionar texto alternativo a cada uma delas, uma por uma.
8. Adicione títulos e descrições de SEO para categorias de produtos
Cada categoria de produto no WooCommerce possui sua própria página. Esta página contém produtos semelhantes, o que aumenta a densidade de palavras-chave para suas palavras-chave específicas. Isso torna as páginas de categorias de produtos mais significativas para WooCommerce SEO.
Você pode otimizar ainda mais as páginas de categorias de produtos adicionando um título e uma descrição a elas. AIOSEO permite que você defina títulos e descrições de SEO para cada categoria em sua loja WooCommerce.
Basta ir para a página Produtos »Categorias e clicar no link de edição abaixo de uma categoria.
Na tela de edição, role para baixo até Configurações AIOSEO e clique no título da categoria na visualização do trecho.
AIOSEO agora exibirá campos de edição para inserir seu próprio título e descrição SEO personalizados para a categoria de produto.
9. Rastreie clientes WooCommerce no Google Analytics
A parte mais importante de uma estratégia de SEO eficaz são os dados. Você precisa saber de onde vêm seus usuários, como eles encontraram sua loja, quais produtos eles procuraram e o que estão fazendo em seu site WooCommerce.
O Google Analytics pode ajudá-lo a rastrear todas essas informações, mas é extremamente difícil configurá-las corretamente.
A versão pro do MonsterInsights vem com um recurso integrado de rastreamento de comércio eletrônico que você pode usar para habilitar o rastreamento de comércio eletrônico aprimorado pelo WooCommerce com um único clique.
Você pode usar o MonsterInsights combinado com o Google Analytics para tomar decisões baseadas em dados sobre sua loja WooCommerce e expandir seus negócios com confiança.
10. Otimize a velocidade e o desempenho do site
O Google considera a velocidade do site um dos fatores de classificação mais importantes. Isso significa que sites mais rápidos têm maior probabilidade de obter uma classificação mais elevada do que sites mais lentos.
Sites lentos também são ruins para o seu negócio porque afetam a experiência do usuário e custam dinheiro real.
De acordo com um estudo de caso do StrangeLoop, um atraso de 1 segundo no tempo de carregamento da página pode levar a uma perda de 7% nas conversões, 11% menos visualizações de página e uma diminuição de 16% na satisfação do cliente.
Na maioria das vezes, o principal motivo para uma loja WooCommerce lenta é a hospedagem na web. Se for esse o caso, você precisa mudar para um dos provedores de hospedagem WooCommerce otimizados.
Você também pode seguir as instruções passo a passo em nosso guia de performancedo WordPress para aumentar a velocidade da sua página.
Também temos mais algumas dicas úteis em nosso guia passo a passo sobre como acelerar seu site de comércio eletrônico .
11. Melhore a segurança do WooCommerce
Os mecanismos de pesquisa adoram sites seguros e protegidos. O Google alerta os usuários sobre golpes, malware e sites de phishing, marcando rapidamente sites inseguros com avisos.
Isso não só pode destruir suas classificações de SEO do WooCommerce, mas também terá um impacto severo na reputação da sua marca.
Os hackers estão sempre visando sites aleatórios com ataques de força bruta , injeção de malware e tentativas de roubo de dados. Para evitar isso, você precisa aumentar a segurança da sua loja WooCommerce.
0 comentários