Às vezes, os backups do WordPress falham e restaurar seus muitos posts e páginas de blog pode se tornar um desafio brutal. Felizmente, arquivá-los usando o Wayback (time) Machine pode torná-los facilmente recuperáveis.
Claro, você não pode realmente voltar no tempo, mas usar a Wayback Machine não está muito longe. Ela arquiva documentos públicos da web para preservar a cultura humana para as gerações futuras.
Neste post, vamos entrar em detalhes sobre a Wayback Machine, o que ela é, como você pode usá-la para arquivar automaticamente ou manualmente suas postagens e páginas de blog, e também como você pode recuperar conteúdo arquivado. Também vamos mostrar alguns plugins que você pode usar para arquivamento fácil.
O que é a Way Back Machine?
O Wayback Machine é um índice tridimensional que arquiva páginas da web publicamente acessíveis por meio de crawling, semelhante aos mecanismos de busca. Foi criado em 1996 como um projeto sem fins lucrativos pelo The Internet Archive .
O nome é, na verdade, uma referência ao desenho animado popular, Rocky and Bullwinkle . No programa, a máquina do tempo fictícia do Sr. Peabody, WABAC, era pronunciada “way back”, e foi assim que o índice se apropriou dela.
Arquivar suas postagens e páginas de blog usando o Wayback Machine pode ser útil se seu site quebrar e seus backups falharem. Embora você não possa arquivar todo o conteúdo dinâmico, o texto em suas postagens e páginas é salvo, o que significa que você pode copiá-lo e colá-lo em uma nova postagem.
Você pode recuperar as postagens e o conteúdo que está faltando e, ao mesmo tempo, contribuir para um projeto sem fins lucrativos. Ao arquivar seu site, você está preservando informações e artefatos das culturas e heranças da humanidade para futuras gerações e civilizações.
Os futuros seres humanos podem dar uma olhada em tudo o que a Wayback Machine arquivou e obter acesso a uma história digital e uma referência para aprender conosco. Assim como os arqueólogos descobrem artefatos antigos do nosso passado, que nos esforçamos para usar para melhorar o nosso futuro.
Quando e o que é arquivado?
O Wayback Machine rastreia apenas páginas públicas da web e não pode acessar conteúdo protegido por senha ou em um servidor privado e seguro. Ele também não rastreia sites que desencorajam mecanismos de busca de rastreá-los.
Sites populares que recebem muito tráfego são rastreados automaticamente, mas você pode arquivar páginas manualmente em alguns segundos.
O único pré-requisito é que você precisa ter certeza de que seu site WordPress está configurado para permitir que rastreadores passem por suas páginas e postagens. Para garantir que seu site possa ser arquivado:
- No painel de administração do WordPress, clique em Configurações > Leitura .
- Em Visibilidade do mecanismo de busca , certifique-se de que a caixa Desencorajar mecanismos de busca de indexar este site esteja desmarcada e clique em Salvar alterações (se tiver feito uma).
Se você tiver algum plugin instalado e ativado que tenha uma configuração semelhante, certifique-se de alterá-lo para permitir a passagem dos rastreadores.
Feito isso, você estará pronto para arquivar suas postagens e páginas.
Arquivando suas postagens e páginas do blog
Há duas maneiras principais de arquivar seu site usando o Wayback Machine.
O primeiro método é digitar web.archive.org/save/na frente da URL na barra de endereços do seu navegador. Você não precisa omitir o http:// ou https:// no começo do endereço da web.
Você também pode ir para a página Wayback Machine Web Archive e digitar a URL da página ou post que você quer arquivar no campo em Save Page Now . Então, clique no botão Save Page .
Você pode arquivar sua postagem visitando o Way Back Machine e inserindo um URL.
Em ambos os casos, o processo leva alguns segundos, mas pode demorar um pouco mais dependendo do tamanho da página. Assim que o arquivamento for concluído, você verá uma URL direta que pode copiar e salvar para acessar diretamente a postagem ou página arquivada mais tarde.
Depois que sua página for arquivada inserindo a URL, você poderá obter um link direto para o arquivo.
Acessando seu conteúdo arquivado
Depois de arquivar suas postagens e páginas, você pode acessá-las visitando a Wayback Machine . Tenha em mente que pode levar vários dias para uma página ser totalmente arquivada, então você pode não conseguir acessar o conteúdo que arquivou imediatamente, mas ele deve estar lá mais tarde.
Você pode pesquisar páginas e posts arquivados clicando no ícone da web. Em seguida, insira uma URL no campo que aparece dinamicamente em direção ao topo da página e pressione Enter no seu teclado.
Você pode pesquisar suas postagens e páginas arquivadas anteriormente.
Se você não se lembrar da URL exata do post ou da página que está tentando recuperar, você pode digitar apenas seu endereço web principal ou o link para seu blog. O Wayback Machine deve exibir todos os resultados relacionados ao endereço que você digitou, incluindo strings de URL.
Os resultados da pesquisa retornam um calendário com círculos coloridos para destacar os dias em que o conteúdo foi arquivado. Você pode passar o mouse sobre um desses círculos para visualizar uma lista de páginas que foram indexadas naquele dia.
Passe o mouse sobre um dos dias no calendário para visualizar as páginas arquivadas.
Você pode clicar em um dos horários com hiperlink listados para visualizar a página arquivada.
A partir daí, você pode copiar e colar o texto no seu editor de postagens ou páginas e salvar uma nova cópia do seu conteúdo para recuperar seu site.
Voilà ! Seu site está totalmente recuperado.
Plugins de arquivamento do WordPress
Se você quiser maneiras diferentes de arquivar suas postagens e páginas, confira estes plugins. Nem todos eles arquivam no Wayback Machine, mas oferecem outros recursos complementares ao arquivamento.
Arquivo Anual Simples
O Simple Yearly Archive é um plugin WordPress bastante simples e organizado que permite exibir seus arquivos em uma lista baseada em anos.
Ele funciona basicamente como o arquivo WP usual, mas exibe todos os posts publicados separados por ano de publicação. Além disso, você também pode restringir a saída a certas categorias e muito mais.
Página de arquivo inteligente Remover
O plugin Smart Archive Page Remove permite que você remova páginas de arquivo geradas automaticamente pelo WordPress.
O WordPress gera automaticamente arquivos baseados em Autor, Categoria, Tag e Data (diário, mensal e anual) para suas postagens. Mesmo que você não queira usar essas Páginas (por exemplo, você não quer ter um arquivo diário porque não posta várias vezes ao dia), elas existem e podem ser acessadas por sua URL gerada automaticamente.
Este plugin adiciona um item ‘Archive Pages’ na seção ‘Settings’ do seu WordPress Admin. Aqui você pode selecionar quais Archive Pages você quer remover, então elas podem ser restauradas a qualquer momento.
Verificador de Link Quebrado
O plugin Broken Link Checker não arquiva nada, mas pode ajudar você a descobrir quais páginas ou postagens estão faltando no seu site, pois ele procura por links quebrados.
Depois de saber o que foi perdido, você procura no Way Back Machine. Então, você pode copiar e colar seu conteúdo de texto em uma nova página ou post e substituir os links antigos pelos novos.
Conclusão
Não é uma máquina do tempo real, mas se você estiver tendo problemas para restaurar suas postagens ou conteúdo de página após seu site quebrar, pesquisar no Wayback Machine por seu conteúdo arquivado anteriormente pode ajudar a recuperá-lo. Arquivar seu site pode atuar como um backup para seus backups caso ocorra um desastre e seu site não possa ser totalmente restaurado.
0 comentários