Quais são os plugins mais lentos do WordPress (e alternativas)

8/05/2024 | WordPress

Plugins Lentos Wordpress

Todos sabemos que o desempenho e a velocidade são uma parte crítica da forma como os visitantes percebem a sua experiência num website.

Para alguns de seus clientes, entretanto, pagar por VPS ou hospedagem gerenciada de WordPress simplesmente não será viável. E alguns podem resistir a algo como uma CDN porque a maior parte dos seus negócios está concentrada numa pequena área local.

No entanto, quando os números de tráfego e as solicitações HTTPS resultantes aumentam, você precisa fazer algo para aliviar a carga em seus servidores de hospedagem compartilhados ou em nuvem para manter o desempenho alto.

Eu sugiro que você se concentre nos plugins WordPress mais lentos para ver se você consegue aliviar parte do peso e da pressão dentro deles. Vamos falar sobre como eliminar totalmente esses plugins lentos do WordPress ou encontrar alternativas mais leves e eficientes para substituí-los.

Os plugins WordPress mais lentos que você provavelmente deveria repensar usando

Você já sabe que ter muitos plugins em um site WordPress pode prejudicar o desempenho. No entanto, e se você tiver certeza de que possui uma quantidade razoável de plugins para o que precisa realizar, mas o desempenho ainda estiver lento?

Bem, então você provavelmente tem um dos plugins mais lentos do WordPress em mãos. Claro, há muitos motivos pelos quais um plugin do WordPress tornaria seu site lento. Por exemplo, pode ser mal codificado, pode ser hackeado ou pode estar desatualizado… Os plugins precisam ser bem cuidados por seus desenvolvedores e bem gerenciados por seus usuários. Às vezes, porém, mesmo o plugin da mais alta qualidade pode ter um efeito prejudicial no desempenho de um site.

Estas são as razões mais comuns pelas quais um plugin WordPress de alta qualidade tornaria um site significativamente mais lento:

  • O plugin chama arquivos e carrega scripts para páginas onde não é necessário, criando solicitações desnecessárias ao servidor quando não deveria haver nenhuma.
  • O plugin funciona com uma API externa para extrair conteúdo (como um feed de mídia social). Portanto, os visitantes não apenas aguardam o carregamento dos dados armazenados em seu servidor, mas também aguardam que a API processe a solicitação de outra pessoa.
  • O plugin rastreia quantidades desnecessárias ou excessivas de dados do site e os registra no banco de dados. Cada vez que o banco de dados é chamado, o servidor precisa fazer uma nova solicitação MySQL.
  • O plugin realiza pesquisas em uma tabela MySQL (o que geralmente é uma prática ruim) e, por sua vez, estressa o sistema quando ele tenta simultaneamente realizar operações mais essenciais.

Abaixo vou explicar o que você pode fazer para identificar plugins WordPress culpados dessas infrações. Por enquanto, porém, vamos dar uma olhada nos plugins mais populares para os quais você pode querer encontrar alternativas caso os servidores de seus clientes não estejam equipados para lidar com eles:

Vamos passar por isso…

1. Contact Form 7

Formulário de contato 7

Todo site precisa de um formulário de contato por meio do qual os leads possam ser coletados. Com mais de 5 milhões de downloads e aumentando, o Contact Form 7 é de longe o plugin mais popular para realizar o trabalho.

O problema é o seguinte: este plugin é muito bem feito e o desenvolvedor parece ter muito cuidado em apoiá-lo. No entanto, este é um plugin WordPress incrivelmente pesado em scripts. Embora isso possa não ser um problema se afetar apenas as páginas onde existe o formulário de contato, não é o caso. O Contact Form 7 injeta seus scripts em todas as páginas do seu site.

Alternativa: se você deseja um plugin de formulário de contato comparável (e gratuito) que não prejudique tanto o desempenho do servidor, dê uma olhada no Forminator ou Ninja Forms .

2. Jetpack

Plug-ins WordPress mais lentos - Plug-in Jetpack

Na minha opinião, o Jetpack é um bom plugin completo para novos blogs. Ele vem com análises, marketing de mídia social, otimização de imagem, medidas de segurança, recursos de SEO e muito mais – é um conjunto sólido de ferramentas para um site inicial com baixos níveis de tráfego.

Como você pode imaginar, porém, ter todos esses recursos e módulos em um plugin pode consumir muitos recursos – especialmente se você não estiver fazendo uso de tudo incluído nele (o que, com toda a honestidade, provavelmente não fará) . À medida que o site WordPress do seu cliente se expande, há maneiras mais eficientes de lidar com cada uma das tarefas críticas que o Jetpack aborda.

Eu também sugeriria encontrar alternativas para qualquer plugin que exija a ativação do Jetpack para funcionar, como o plugin VaultPress . Pode ser uma boa solução de backup por si só, mas o fato de exigir a instalação de um plugin inchado como o Jetpack para funcionar faz com que você deva evitá-lo.

Alternativa: Quanto a como substituir o Jetpack, bem, isso é uma questão de escolha pessoal, já que você provavelmente não precisará dele para todos os recursos.

Plug-ins WordPress mais lentos - Plug-in da Galeria NextGen

Embora a NextGen Gallery seja um plugin popular no repositório do WordPress, os usuários têm muitas reclamações sobre o quão complicado é o plugin. Quando os contras (ou seja, o tempo de carregamento da imagem é lento) superam os prós (ou seja, as imagens são lindamente exibidas), isso vai contra o propósito de usar um plugin como este em primeiro lugar.

Embora o NextGen sem dúvida faça com que suas galerias de imagens tenham uma aparência excelente, ele oferece muitas personalizações e opções e, francamente, não lida bem com elas em termos de consumo de recursos do servidor.

Alternativa: se você precisar exibir suas fotos em uma galeria ou carrossel, experimente o Envira Gallery Lite . Este plugin é otimizado para manter alto o desempenho do servidor, mesmo quando você adiciona mais imagens e personalizações à sua galeria.

4. Qualquer plugin de postagens relacionadas

Plugins WordPress mais lentos - Plugin YARPP

Enquanto eu fuçava para ver o que as principais empresas de hospedagem na web tinham a dizer sobre os plugins mais lentos do WordPress, havia um tipo específico de plugin que continuei a ver referenciado: plugins de postagens relacionadas. E não apenas esses plugins foram continuamente referenciados, mas muitos deles foram totalmente banidos por esses hosts da web. Especificamente, Yet Another Related Posts foi o mais destacado.

O problema com esses tipos de plugins é que eles acessam bastante o banco de dados do seu site. Para determinar quais postagens relacionadas serão exibidas, primeiro eles precisam indexar todas as postagens do seu site. Em seguida, eles os classificam, tentando determinar do que se trata o conteúdo. E então eles têm que exibir essas postagens relacionadas. É toda essa pesquisa intensiva, indexação e classificação MySQL que realmente prejudica os sites WordPress.

Alternativa: WPEngine fez algumas sugestões para ferramentas de postagem relacionadas que processam dados em seus próprios servidores para manter alto o desempenho do seu. Claro, isso significa pagar por uma solução premium, mas acho que existem algumas soluções com preços razoáveis, como Contextly e Related Posts para WordPress , que são um investimento inteligente para sites com um forte componente de blog.

5. Segurança do Wordfence

Plugins WordPress mais lentos - Plugin de segurança Wordfence

Em geral, Wordfence Security é um plugin de segurança fantástico para WordPress. Ele faz um ótimo trabalho cobrindo tudo que você precisa em termos de monitoramento de ameaças e expulsá-las antes que tenham a chance de causar qualquer dano ao seu site. Ele vem com firewall, proteção de força bruta e verificação de malware.

No entanto, há um recurso em particular que é conhecido por causar problemas com o tempo de carregamento no WordPress: o relatório de tráfego ao vivo. É uma configuração padrão que, quando deixada intacta, pode diminuir significativamente o tempo de resposta do servidor, pois está sempre trabalhando para monitorar a qualidade do tráfego que visita seu site.

Alternativa: tenho duas sugestões aqui. A primeira é que, se o seu cliente estiver decidido a usar o Wordfence, basta desligar o recurso de tráfego ao vivo. Você o encontrará nas configurações de Opções básicas.

Como encontrar os plugins mais lentos em seu site WordPress

Obviamente, a lista acima inclui apenas os plugins mais populares do WordPress, conhecidos por causar problemas no desempenho de um site. Mas e todos os outros? Ao desenvolver sites para clientes com mais especialidades e necessidades de nicho, você poderá encontrar plugins menos populares, mas aparentemente de alta qualidade. Como você determina se eles são a origem da lentidão do seu site WordPress?

Alguns anos atrás, eu teria sugerido que você usasse o plugin P3 (Plugin Performance Profiler) . No entanto, o plugin começou a apresentar sérios problemas quando instalado no WordPress e parece não ser mais suportado pelo desenvolvedor. Então, criamos este novo artigo com um tutorial atualizado para descobrir quais plugins estão deixando o seu site lento.

Conclusão

Se o seu site sofre de tempos de carregamento lentos e você fez tudo o que podia para otimizar a velocidade do seu site , há uma boa chance de que o problema esteja em um de seus plugins.

Depois de identificar o filho problemático em sua lista de plugins, o que você faz? Bem, você tem algumas opções:

  • Revise as configurações padrão do plugin. Existe algo que pode ser desligado para reduzir a pressão no seu servidor?
  • Reduza o número de plugins desnecessários instalados para criar menos competição por recursos.
  • Exclua completamente o plugin se não precisar desse recurso ou funcionalidade.
  • Exclua o plugin e use uma das alternativas mais leves e fáceis de usar mencionadas acima.
  • Aprenda como codificar a funcionalidade no WordPress e evite o problema do plugin problemático.

Desenvolvido por Daniel Peres

Profissional especialista em WordPress com 10 anos de experiência na área. Já atuei em diversas empresas na área de tecnologia e marketing a fim de consolidar negócios baseados em sites WordPress. Voluntário nos Meetups WordPress e Divi Rio de Janeiro.

Agora é a sua vez!

Compartilhe sua opinião e deixe seu comentário no post. Queremos ouvir o que você pensa!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *