Desenvolvimento WordPress: Um Guia para Iniciantes

9/04/2025 | WordPress

Blog1 (1)

Desenvolvimento WordPress: Um Guia para Iniciantes

Você é um desenvolvedor web interessado em criar sites com WordPress ? Ou talvez esteja apenas começando sua jornada de desenvolvimento web e o WordPress pareça a melhor maneira de começar .

Em ambos os casos, desenvolver sites com WordPress é uma ótima maneira de dar vida aos seus projetos digitais. O WordPress é conhecido por sua flexibilidade e facilidade de uso, e oferece uma barreira de entrada baixa para desenvolvedores web de todos os níveis de habilidade, especialmente quando comparado a soluções similares.

O WordPress também tem uma comunidade grande e ativa de usuários e desenvolvedores, o que significa que não faltam recursos disponíveis para aprender sobre desenvolvimento em WordPress, incluindo documentação , tutoriais e fóruns .

Se você tem curiosidade sobre desenvolvimento em WordPress, mas não sabe por onde começar, este artigo foi feito para você. Continue lendo para conhecer melhor os principais recursos, conceitos e habilidades que serão úteis para você começar a criar sites em WordPress de acordo com suas especificações. Veja o que abordaremos:

  • Começando com o WordPress
  • WordPress: O básico
  • Noções básicas de desenvolvimento WordPress
  • Acompanhando o desenvolvimento do WordPress
  • Usando o WP Engine para seu próximo projeto de desenvolvimento WordPress

Mas antes de prosseguirmos…

O que é WordPress?

O WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais utilizado no planeta e é adorado por milhões de criadores de conteúdo digital por sua interface fácil de usar e base de código flexível.

Embora muitos usuários não técnicos prefiram usar o WordPress porque ele facilita a criação de conteúdo, milhões de desenvolvedores web também usam e até confiam no WordPress para criar alguns dos sites mais populares e dinâmicos da internet.

Um dos motivos pelos quais o WordPress é tão popular é que ele é de código aberto, o que significa que seu código-fonte está disponível gratuitamente e pode ser modificado por qualquer pessoa. Isso facilita a personalização de sites WordPress pelos desenvolvedores e atende às necessidades específicas de cada projeto.

Além disso, o WordPress possui uma ampla gama de plugins e temas que podem ajudar a estender a funcionalidade de um site e facilitar sua construção (ou manutenção). Isso pode ser especialmente útil para desenvolvedores que estão começando a usar o WordPress e que podem ter experiência limitada com o CMS.

Recapitulando, o WordPress é o CMS mais popular do mundo porque oferece facilidade e flexibilidade tanto para usuários não técnicos quanto para desenvolvedores. Ele facilita a criação e o gerenciamento de conteúdo, ao mesmo tempo em que oferece aos usuários mais técnicos uma plataforma de código aberto onde podem construir praticamente qualquer tipo de site imaginável.

Então, como você começa a usar o WordPress?

Começando com o WordPress

Se você estiver começando seu site WordPress do zero, continue lendo para dar uma olhada rápida nas opções disponíveis para configurar um site WordPress e deixá-lo pronto para desenvolvimento.

Hospedagem gerenciada

Existem algumas maneiras de começar a usar o WordPress. A primeira opção mais fácil é criar um site WordPress com um provedor de hospedagem gerenciada , de preferência um especializado em WordPress.

Embora haja algum custo associado a essa opção, ela tornará todo o processo – desde a configuração de um nome de domínio até a criação, o lançamento e o gerenciamento dos seus sites – muito mais tranquilo. Você não precisará fazer tudo sozinho e poderá concentrar seus esforços na criação e personalização dos seus sites.

O quanto você terá que fazer, especialmente quando se trata de manutenção do site e melhorias de desempenho, dependerá do provedor de hospedagem que você selecionar .

Alguns provedores de hospedagem podem exigir um processo de instalação do WordPress mais longo e podem não oferecer a mesma experiência robusta para desenvolvedores de sites WordPress.

Desenvolvimento local

Outra maneira de começar a usar o WordPress, e que é gratuita, é usar um ambiente de desenvolvimento local que permitirá que você projete e crie sites WordPress em sua própria máquina local (ou seja, seu desktop ou laptop).

Local , por exemplo, é a ferramenta número 1 para desenvolvimento local do WordPress, e você pode usá-la para experimentar o desenvolvimento de sites WordPress ou começar a construir seu primeiro site no conforto e segurança de um ambiente local (que não está conectado à web).

TQ2PuBg5wpnNN0nlqtcM9EaHU7xUW1r0IKdZhkC4McML2phLoxXPsF6JWcCLYYU1p6KY1Jde4aKWqC56rkWHp9jbL7FPt_tM4KZdsIzVQSfqjyacl9N6dm3MyEJI264G8IKDWkvIRaCXLSRzdW442pJwarbTCjv-qqcPJwUQeaNCAv7ghRWbcbfrYrYSAQ

Local é a ferramenta de desenvolvimento local número 1 para sites WordPress.

Quando estiver pronto para lançar seu site no ar, você pode implementá-lo usando algumas opções diferentes , incluindo manualmente ou com o provedor de hospedagem de sua preferência.

Auto-hospedado ou faça você mesmo

Se você tem interesse em desenvolvimento para WordPress, mas não quer explorar as opções acima, o WordPress certamente lhe dá a liberdade de fazer tudo sozinho. Você pode hospedar um site WordPress em seu próprio servidor e configurar os diversos requisitos necessários (como registro de domínio, criação de banco de dados, etc.).

No entanto, esta pode não ser a melhor opção para iniciantes e exigirá o download e a instalação do WordPress , MySQL , PHP e NGINX , bem como a configuração do HTTPS , a realização de configurações adicionais no lado do servidor e a manutenção do desempenho e da segurança do seu site.

Usar um host local ou gerenciado para configurar um site WordPress permitirá que você se aprofunde no desenvolvimento do site muito mais rápido e liberará mais tempo para você se concentrar na criação e personalização do seu site (em vez de gerenciá-lo).

WordPress: O básico

Depois que seu site WordPress estiver pronto e funcionando, há alguns princípios básicos com os quais você deve se familiarizar antes de se aprofundar mais.

O Painel de Administração

O Painel de Administração do WordPress (ou simplesmente “dashboard”) é o painel de controle do seu site WordPress. Você pode acessá-lo fazendo login com um nome de usuário e senha exclusivos.

huFmRtDJ0tYLp37c0-ZZnz6V3qZhilFQbOrUM5mWYF7mAFLoiTvCsl07XZKyiK3vesh-0AGKF1ygQYo2zuRbHYF4VnRMMvn-n75OurKX02QZSMvnIKQExh_yuz9q_cdQ_X5d82ZydltQUqUI_Y1wonxdKHljaKLpiP8DwOn42cl7X6oKKuFrpAhq-qfKxw

Após efetuar login, você pode criar e publicar conteúdo, gerenciar usuários e personalizar seu site, tudo nas guias encontradas no painel.

Temas

Os temas do WordPress são modelos que definem a aparência do seu site. Você pode escolher entre uma vasta biblioteca de temas gratuitos e premium para encontrar o que melhor se adapta às suas necessidades.

Plugins

Plugins do WordPress são pequenos softwares que você pode instalar no seu site para adicionar novos recursos e funcionalidades. Com mais de 60.000 plugins gratuitos no Repositório de Plugins do WordPress e uma ampla variedade de plugins premium disponíveis, você pode encontrar plugins para praticamente qualquer tipo de funcionalidade que queira adicionar ao seu site.

Páginas

Estas são páginas estáticas que você cria para o seu site WordPress, como uma página “Sobre” ou “Contato”, e podem servir como âncoras para outros conteúdos no seu site. Ao contrário das postagens (abaixo), as páginas não são exibidas em ordem cronológica reversa na aba “Páginas” (por meio do painel).

Postagens

Estas são as postagens ou artigos que você publica no seu site. Geralmente, são exibidos em ordem cronológica inversa (dos mais recentes primeiro) na página inicial do seu site e podem fornecer conteúdo que preenche outras páginas estáticas do site.

Blocos

Embora a experiência de edição no WordPress tenha girado em torno do editor WYSIWYG “clássico” por muitos anos, a introdução do Gutenberg , ou Editor de Blocos, no WordPress 5.0 redefiniu a maneira como os usuários do WordPress criam conteúdo. Utilizando uma abordagem sem código/baseada em pouco código, que permite a fácil adição de componentes de página com modelos, os Blocos do WordPress permitem que os usuários criem posts e páginas ( e até sites completos ) com um clique do mouse (em vez de escrever código).

Screen-Shot-2023-01-26-at-10

O Editor de Blocos do WordPress oferece vários Blocos pré-formatados para diferentes elementos de conteúdo

O WordPress agora inclui uma coleção de Blocos Principais que você pode usar em seu site, além de diversos blocos personalizados, criados para usos específicos. Você pode até criar seus próprios blocos personalizados para diferentes projetos digitais.

Noções básicas de desenvolvimento WordPress

Os conceitos básicos acima são importantes para qualquer usuário do WordPress, mas desenvolver sites com o WordPress também requer conhecimento de algumas áreas básicas, incluindo linguagens de codificação, desenvolvimento de plugins e temas e personalizações de back-end.

Decifrando o código certo

Uma das primeiras coisas com as quais qualquer desenvolvedor web deve se familiarizar ao trabalhar com um novo CMS é a(s) linguagem(ns) de codificação em que ele foi escrito.

O WordPress, por exemplo, é escrito principalmente em PHP , uma linguagem de programação projetada para a web. Ele também usa um banco de dados MySQL para armazenar e recuperar dados, e usa JavaScript para algumas funcionalidades de front-end. HTML e CSS também são usados ​​no desenvolvimento de sites WordPress.

PHP

PHP (Hypertext Preprocessor) é uma linguagem de script do lado do servidor projetada para desenvolvimento web. É uma linguagem de programação de código aberto amplamente utilizada, especialmente adequada para a criação de sites dinâmicos e interativos.

O código PHP é incorporado em páginas HTML e executado no servidor, portanto, o visitante de um site que utiliza PHP não poderá visualizar o código PHP. Em vez disso, verá apenas a saída HTML resultante do código. PHP é relativamente fácil de aprender e usar, além de ser muito poderoso e flexível.

HTML

HTML (HyperText Markup Language) é uma linguagem de marcação padrão usada para estruturar e formatar conteúdo, incluindo texto, imagens e outras mídias em páginas da web. O HTML consiste em uma série de elementos representados por tags e atributos, que fornecem informações adicionais sobre os elementos.

O HTML é usado para criar a estrutura básica e o conteúdo de uma página web. Geralmente, é combinado com CSS e JavaScript para formar a base da maioria dos sites modernos.

As tags HTML geralmente são escritas entre colchetes angulares, como esta: <tagname>, e a maioria possui uma tag de abertura e uma tag de fechamento, que são indicadas por uma barra (/) antes do nome da tag na tag de fechamento, como esta: <tagname>content</tagname>. O conteúdo do elemento é colocado entre as tags de abertura e fechamento.

CSS

CSS (Cascading Style Sheets) é uma linguagem de folha de estilo usada para descrever a aparência e a formatação de um documento escrito em HTML.

CSS é usado para controlar a apresentação do conteúdo em uma página da web, incluindo o layout, as cores e as fontes, e permite que os desenvolvedores separem o conteúdo de uma página da web de sua apresentação, o que facilita a manutenção e a atualização da aparência de um site.

O CSS pode ser aplicado a um documento HTML de diversas maneiras, incluindo estilos embutidos (que são escritos diretamente no elemento HTML), estilos internos (que são definidos no cabeçalho do documento HTML) e estilos externos (que são definidos em um arquivo CSS separado e vinculado ao documento HTML).

JavaScript

JavaScript é uma linguagem de programação de alto nível, dinâmica e interpretada, comumente usada para criar efeitos interativos (menus suspensos, validação de formulários, controle deslizante de imagens, etc.) em navegadores da web. É uma linguagem de script do lado do cliente, o que significa que é executada pelo navegador do cliente e não no servidor.

JavaScript é suportado por todos os navegadores modernos. É uma linguagem orientada a objetos baseada em protótipos em vez de classes, considerada leve e eficiente. JavaScript também é usado para criar aplicativos móveis e para construir o front-end de aplicativos web.

Desenvolvimento de plugins

O desenvolvimento de plugins para WordPress abrange um mundo próprio e envolve a criação de extensões personalizadas para WordPress que adicionam novos recursos ou funcionalidades a um site WordPress.

O desenvolvimento de plugins pode variar desde a criação de simples trechos de código que adicionam um recurso específico até a criação de plugins mais complexos que fornecem uma solução completa para uma necessidade específica.

Para desenvolver um plugin para WordPress, você precisa ter um conhecimento básico de PHP e das funções e convenções do WordPress. Você também precisa estar familiarizado com a API de Plugins do WordPress , que fornece um conjunto de funções e ações que você pode usar para interagir com o núcleo do WordPress e estender sua funcionalidade.

O desenvolvimento de um plugin do WordPress requer uma abordagem completa, começando com um objetivo claro ou tipo de funcionalidade que o plugin fornecerá, bem como escrevendo o código do plugin necessário, testando-o e implantando-o no repositório de plugins do WordPress (ou se não incluir uma versão gratuita, distribuindo-o/promovendo-o por outros canais).

Depois que seu plugin for desenvolvido e implantado, você também precisará mantê-lo. Isso inclui testá-lo com cada nova versão do WordPress lançada e atualizá-lo conforme necessário para garantir a compatibilidade, além de corrigir quaisquer bugs ou problemas de segurança nas versões atualizadas do plugin.

Desenvolvimento de tema

O desenvolvimento de temas WordPress é o processo de criação de modelos e estilos personalizados para sites WordPress.

Um tema WordPress controla a aparência geral de um site, incluindo o layout, as cores, as fontes e outros elementos de design visual que você usará no seu site.

Para desenvolver um tema WordPress, você precisará ter um conhecimento básico de HTML, CSS e PHP, bem como familiaridade com as funções e convenções de nomenclatura do WordPress.

Você também precisará estar familiarizado com o Manual do Desenvolvedor de Temas do WordPress , que fornece documentação detalhada sobre o sistema de temas do WordPress.

Semelhante ao desenvolvimento de plugins, o desenvolvimento de temas WordPress geralmente envolve algumas etapas comuns, incluindo uma fase de planejamento na qual você precisará definir o propósito e o design do tema.

Depois de fazer isso, você precisará:

  • Crie os arquivos e pastas necessários para o tema.
  • Crie as informações do cabeçalho do tema no arquivo style.css.
  • Crie o layout do tema usando HTML e CSS. Adicione modelos e funções personalizados usando PHP.
  • Teste o tema para garantir que esteja funcionando conforme o esperado.
  • Implante o tema enviando-o para o repositório de temas do WordPress (ou, como os plugins, promovendo-o por outros canais se não houver uma versão gratuita disponível).

Também semelhante ao desenvolvimento de plugins, você precisará manter seu tema depois que ele for implantado, testando-o com cada nova versão do WordPress, atualizando-o conforme necessário para garantir a compatibilidade com novas versões do WordPress e atualizando-o regularmente para corrigir bugs ou problemas de segurança que possam surgir.

Desenvolvimento de backend

Embora o desenvolvimento de plugins e temas seja específico para a funcionalidade ou design do site, o desenvolvimento de backend do WordPress abrange diversas áreas, incluindo a criação de recursos e funcionalidades personalizados que são usados ​​para gerenciar e manter um site (geralmente fora da visão do usuário final).

Isso pode abranger tudo, desde plugins e scripts personalizados até APIs personalizadas e outras integrações com sistemas ou serviços adicionais.

O desenvolvimento de backend para WordPress exige um sólido conhecimento de PHP e MySQL, além de sólida familiaridade com as funções e convenções do WordPress. Além disso, um conhecimento profundo da API de plugins do WordPress é, novamente, extremamente importante.

Semelhante ao desenvolvimento de plugins e temas do WordPress, adicionar personalizações ao backend de um site WordPress provavelmente também incluirá um planejamento geral voltado para garantir a eficiência e eficácia de um projeto de desenvolvimento específico

Depois que seu projeto de desenvolvimento de backend estiver bem definido, você também poderá precisar:

  • Crie um plugin ou script personalizado para implementar um recurso específico.
  • Escreva código usando PHP e a API do plugin do WordPress para adicionar a funcionalidade específica necessária.
  • Teste o recurso/funcionalidade para garantir que esteja funcionando e continue a mantê-lo após sua implantação.

Embora o texto acima seja apenas uma introdução ao desenvolvimento de backend do WordPress, há muitos recursos úteis disponíveis no developer.wordpress.org para qualquer tipo de projeto de desenvolvimento que você tenha em mente.

Acompanhando o desenvolvimento do WordPress

O desenvolvimento do WordPress envolve diversas partes móveis, e é importante ficar por dentro de todas elas, pois não fazê-lo pode gerar uma série de riscos de segurança e complicações.

Embora trabalhar com um provedor gerenciado como o WP Engine forneça a você o suporte muito necessário em toda a manutenção e conservação necessárias para uma criação e lançamento bem-sucedidos do WordPress, aqui estão algumas das principais áreas que você deve priorizar ao desenvolver sites com o WordPress.

Trabalhando em um ambiente seguro

Não importa onde ou como seu site WordPress esteja hospedado, a WP Engine sempre recomenda trabalhar em um ambiente de preparação ou desenvolvimento em vez de um ambiente de produção que já esteja ativo na web.

Isso é importante por alguns motivos , mas, no fim das contas, trabalhar em um site de desenvolvimento ou de preparação é um protocolo de segurança que garante que nada acontecerá com seu site ativo caso alguma atualização ou adição ao seu site de preparação quebre algo ou gere uma tela de erro.

Pense nos ambientes de preparação ou desenvolvimento como um campo de testes onde você pode aperfeiçoar seu desenvolvimento WordPress.

Se há uma coisa a lembrar quando se trata de manter seus sites WordPress, é atualizar, atualizar, atualizar.

Embora o núcleo do WordPress em si precise ser atualizado com novas versões de tempos em tempos, os plugins e temas geralmente também exigem atualizações regulares (o que pode levar muito tempo, pois os plugins e temas instalados no seu site aumentam).

Atualizar tudo, desde o núcleo do WordPress e PHP até plugins e temas individuais, ajudará muito a proteger seu site contra vulnerabilidades e outras ameaças de segurança.

Isso ocorre porque manter seu site WordPress (núcleo, plugins, temas, etc.) atualizado garante que você tenha as últimas atualizações de segurança e recursos, além de ajudar a manter a compatibilidade com novas versões do WordPress.

A WP Engine oferece aos clientes algumas maneiras diferentes de se manterem atualizados, incluindo auxiliar todos os clientes com atualizações de versão do WordPress assim que uma nova versão for lançada e testada em nossa plataforma.

O WP Engine também fornece ferramentas adicionais como o Smart Plugin Manager , que automatiza atualizações de plugins e temas e usa testes de regressão visual para garantir que sejam concluídas com sucesso.

Atualizar outros elementos do seu site, como o PHP , pode causar problemas de compatibilidade que exigem desenvolvimento adicional ou assistência do seu provedor de hospedagem. De qualquer forma, manter-se atualizado com as versões mais recentes do seu software WordPress (e tirar dúvidas com o seu provedor de hospedagem quando necessário) é fundamental para manter seus sites seguros e protegidos.

Aprenda outras linguagens de codificação

Além de PHP, MySQL, HTML, CSS e JavaScript, que são as principais tecnologias usadas no desenvolvimento do WordPress, há muitas outras linguagens de programação e tecnologias que podem ser usadas em conjunto com o WordPress.

Por exemplo, você pode usar linguagens como Ruby , Python ou C# para criar scripts ou plugins personalizados que interagem com o WordPress. Você também pode usar tecnologias populares como AJAX , XML ou JSON para trocar dados entre um site WordPress e outros sistemas ou serviços.

Como mencionado acima, o WordPress é altamente flexível e conhecido por sua capacidade de integração com outras tecnologias e sistemas. Com isso em mente, incorporar linguagens de programação e tecnologias adicionais aos seus projetos de desenvolvimento WordPress oferece oportunidades quase infinitas. Dependendo das necessidades e especificações dos seus projetos, você pode escolher as linguagens de programação que deseja usar.

Desenvolvido por Daniel Peres

Profissional especialista em WordPress com 10 anos de experiência na área. Já atuei em diversas empresas na área de tecnologia e marketing a fim de consolidar negócios baseados em sites WordPress. Voluntário nos Meetups WordPress e Divi Rio de Janeiro.

Agora é a sua vez!

Compartilhe sua opinião e deixe seu comentário no post. Queremos ouvir o que você pensa!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *