A hospedagem compartilhada é uma escolha popular quando se trata de hospedagem de sites. Este artigo examina tudo o que você precisa saber para determinar se a hospedagem compartilhada é a certa para você.
Vamos dar uma olhada no que exatamente é hospedagem compartilhada, como ela funciona, suas vantagens e desvantagens, e verificar alguns provedores de hospedagem compartilhada.
Este artigo não pretende persuadir você a mudar para hospedagem compartilhada; no entanto, ele oferecerá uma visão sobre o assunto que você pode usar para tomar uma decisão lógica quando se trata de hospedagem. Dessa forma, você pode saber todos os benefícios, limitações, custos e muito mais, para que tenha uma ideia clara se a hospedagem compartilhada é a certa para você.
O que é hospedagem compartilhada
A hospedagem compartilhada é a hospedagem de um site que divide os recursos do servidor da web entre vários domínios que compartilham um servidor da web físico e seus recursos entre os sites hospedados.
Os usuários podem hospedar um site com outros domínios e compartilhar os recursos do servidor, o que vem com um custo menor e o endereço IP exato de outros domínios de outros usuários.
Eles (usuários) obtêm uma seção de um servidor compartilhada com centenas de usuários. Todos que usam a hospedagem compartilhada têm acesso a recursos, como espaço em disco, contas FTP, tráfego mensal e complementos adicionais oferecidos pelo host.
Os recursos do sistema são compartilhados sob demanda por usuários que estão no servidor.
Quem deve usar hospedagem compartilhada?
A hospedagem compartilhada é melhor para pequenos sites, blogs e sites de baixo tráfego que não requerem configurações avançadas ou alta largura de banda. Também é bom para sites que não precisam de um alto grau de confiabilidade e podem lidar com algum tempo de inatividade como resultado de coisas que acontecem no servidor (veremos isso mais tarde).
Pacotes de hospedagem compartilhada são normalmente mínimos para recursos e suporte, mas com muito tempo, os usuários podem atualizar por custos adicionais.
Freqüentemente, hospedagem compartilhada é suficiente para pequenos sites. No entanto, se um site cresce e começa a desenvolver mais tráfego, geralmente é necessária uma atualização para hospedagem de servidor gerenciado ou dedicado .
Conforme mencionamos, a hospedagem compartilhada pode funcionar perfeitamente para novos proprietários de sites que se preocupam com o orçamento e qualquer pessoa com sites pequenos e de baixo tráfego, devido a todos os benefícios (que discutiremos em detalhes posteriormente neste artigo).
Como funciona?
Também mencionamos isso antes, mas a hospedagem compartilhada é onde um único servidor hospeda vários sites. Quanto a vários locais, isso pode variar de várias centenas a milhares. Depende do espaço disponível no disco rígido, velocidade de processamento e RAM.
A hospedagem é fornecida por uma máquina da mesma forma que um servidor dedicado; no entanto, vários clientes implementam seus recursos.
Partes separadas do servidor contêm os arquivos e aplicativos da conta do usuário. Cada um tem seu próprio diretório de arquivos e os usuários não têm acesso à raiz ou a outros arquivos.
Como você verá, existem muitos …
Benefícios / vantagens de hospedagem compartilhada
Você provavelmente já compilou algumas idéias e pensamentos sobre por que a hospedagem compartilhada pode ser benéfica. Dito isso, há muitas vantagens em analisar com mais detalhes.
Então, vamos verificá-los.
1. Custo-benefício
Uma razão importante para usar a hospedagem compartilhada é que ela é muito acessível. É a solução mais econômica, pois muitas pessoas contribuem para os custos do servidor e os custos da empresa de hospedagem são distribuídos entre elas.
2. Flexibilidade
Se você tem um site novo ou pequeno, pode começar com hospedagem compartilhada e fazer upgrade sem maiores obstáculos à medida que seu site cresce.
3. Sem limitações de largura de banda
Qualquer que seja o provedor de hospedagem na Web que você tenha, eles normalmente fornecerão largura de banda ilimitada para o seu site por mês. No entanto, certifique-se de não sobrecarregar o servidor, ou sua conta pode ser suspensa.
Também existem situações em que se você usar muita largura de banda e isso afetar os outros domínios, seu provedor de hospedagem pode indicar a você que você tem que atualizar sua conta. No entanto, é muito incomum.
4. Fácil de gerenciar sem conhecimento técnico
É simples configurar hospedagem compartilhada. Existem muitos fornecedores que oferecem um painel de controle para gerenciamento de sites. Ao contrário de VPS ou servidores dedicados, é simples adicionar usuários de FTP, compactar pastas, alterar senhas e muito mais.
5. Hospede vários domínios
Para a opção de hospedar vários domínios, a hospedagem compartilhada oferece este recurso. A maioria dos hosts da web permite hospedar vários sites. Dito isso, pode haver limitações, como apenas permitir vários domínios por conta. Porém, alguns podem não ter nenhuma restrição, a menos que sua conta receba muito tráfego.
6. Gerenciado profissionalmente
Quando se trata de baixa manutenção, a hospedagem compartilhada se encaixa no projeto. Seu provedor de hospedagem cuida de seu servidor, garantindo que as tarefas administrativas básicas do servidor estejam funcionando corretamente. Você deve contar com suporte técnico profissional para tudo, incluindo ataques DDoS, interrupções de rede, manutenção e muito mais.
7. Capacidade de hospedar sites dinâmicos
Quando você tem um site que muda o seu conteúdo a cada acesso, (por exemplo, Facebook), isso é conhecido como dinâmico. CMSs e sites dinâmicos usam linguagens de programação (por exemplo, PHP), que podem ser executados em um servidor compartilhado.
8. cPanel integrado
Graças ao cPanel, você pode gerenciar suas tarefas de hospedagem na web. Com hospedagem compartilhada, um cPanel integrado pode facilitar o controle, simplificando a configuração de e-mails, bancos de dados, domínios adicionais e muito mais.
9. Fácil hospedagem e configuração de e-mail
É vital ter um e-mail associado ao seu domínio atualmente. Com hospedagem compartilhada, ter um cPanel em um plano de hospedagem acessível permite que você adicione endereços de e-mail facilmente. Além disso, você pode encaminhar e-mails para outros serviços (por exemplo, Gmail). Muitos serviços de hospedagem compartilhada oferecem contas de e-mail ilimitadas.
Desvantagens da hospedagem compartilhada
Como qualquer coisa, existem vantagens e desvantagens. Isso também se aplica à hospedagem compartilhada.
Aqui estão algumas desvantagens da hospedagem compartilhada.
1. Problemas de segurança
Infelizmente, a hospedagem compartilhada pode ser o tipo de hospedagem mais vulnerável, pois os hackers podem usar um domínio para acessar todo o servidor – junto com todos os outros sites hospedados nele.
Os hosts da Web desejam o número máximo de domínios hospedados em um único servidor e frequentemente negligenciam as medidas de segurança.
No entanto, alguns hosts da web dizem que implementam o isolamento de domínio para evitar que outros domínios sejam afetados se um determinado site for hackeado. E muitas empresas de hospedagem compartilhada aumentam sua segurança mais do que outras.
2. Velocidade
Um dos principais problemas da hospedagem compartilhada é a velocidade. Isso se deve ao fato de muitos usuários compartilharem os recursos do servidor, RAM e CPU – o que pode tornar as coisas mais lentas. Além disso, se houver um site popular no servidor, isso afetará todos os outros sites devido aos recursos do servidor e ao endereço IP único.
Isso varia com os hosts da web, mas esteja preparado para um site mais lento. No entanto, isso pode não ser um fator enorme se você não receber muitos visitantes ou se tiver um site pessoal onde não se preocupe muito com a velocidade.
3. Falhas de servidor
Um problema comum com hospedagem compartilhada são travamentos do servidor. Isso ocorre quando os sites usam CPU e RAM excessivas.
O ponto mais significativo é que as empresas de hospedagem geralmente não são rápidas para resolver o problema. É uma ocorrência comum para eles e não é de alta prioridade.
Claro, alguns bons provedores de hospedagem corrigem o problema e até banem um site que usa todos os recursos do servidor. Se um provedor de hospedagem tiver avaliações ou um bom suporte ao cliente para problemas como esse, talvez valha a pena usá-los em comparação com um provedor de hospedagem que não resolve o problema rapidamente.
4. A solução de problemas pode demorar mais
Isso corresponde a travamentos de servidor porque, como mencionado acima, os problemas às vezes não são determinados rapidamente, tornando-se frustrante para qualquer pessoa que se preocupa com o tempo de atividade.
As coisas podem demorar um pouco para se resolver, mesmo se uma empresa de hospedagem tiver uma equipe para consertar o tempo de inatividade ou quaisquer problemas.
Mais uma vez, certifique-se de ler as avaliações da empresa de hospedagem e determinar por si mesmo se a empresa é boa em consertar problemas prontamente. (E, todas as empresas de hospedagem que iremos mencionar neste artigo têm um bom suporte, então tenha isso em mente.)
Quando não usar hospedagem compartilhada
Conforme discutido, a hospedagem compartilhada usa um servidor comum entre muitos sites. O resultado é que a hospedagem compartilhada é configurada para permitir que frameworks populares (por exemplo, WordPress) funcionem perfeitamente com configurações básicas.
Portanto, se você deseja usar uma estrutura de site personalizada que não está instalada atualmente no servidor ou está procurando otimizar os recursos do servidor para tarefas específicas do site, a hospedagem compartilhada pode não ser adequada para você. Você ficaria melhor com hospedagem dedicada ou VPS, pois eles permitirão mais personalização.
Se você precisa de acesso root para instalar o software ou configurar, provavelmente é melhor não usar hospedagem compartilhada, pois você é muito limitado além do básico.
Em resumo
Como você pode ver, a hospedagem compartilhada traz muitos benefícios. Resumindo, é melhor para iniciantes, sites menores e se você estiver com orçamento limitado.
Você não deve poupar a qualidade de sua hospedagem se estiver usando hospedagem compartilhada. Use uma empresa de hospedagem compartilhada adequada (como as que mencionamos), e você deve esperar qualidade – mesmo se houver alguns soluços ocasionais (por exemplo, tempo de inatividade). Além disso, use uma empresa que facilita a atualização, para quando o seu site crescer.
0 comentários