Quer aprender como hospedar um site? Construtores de sites auto-hospedados como o WordPress oferecem total liberdade para construir qualquer tipo de site.
O desafio é que a maioria dos iniciantes não sabe a melhor forma de hospedar um site. Muitos até acreditam que são necessárias habilidades técnicas especiais para hospedar seus próprios sites.
Isso simplesmente não é verdade.
Se você escolher a abordagem certa, poderá hospedar facilmente seu próprio site em apenas alguns minutos. Na maioria dos casos, é tão fácil quanto criar uma conta no Facebook.
Neste guia para iniciantes, mostraremos as etapas exatas sobre como hospedar um site sem aprender nenhuma habilidade técnica.
Também explicaremos como tudo funciona nos bastidores. Isso ajudaria você a obter uma compreensão básica das diferentes maneiras de hospedar um site.
O que significa hospedar um site?
Hospedar um site significa colocar os arquivos do site em um computador especial chamado servidor. Este computador torna os arquivos do seu site acessíveis publicamente na Internet, para que qualquer pessoa possa visitá-lo.
Para que outras pessoas ao redor do mundo vejam o site, esses computadores especiais possuem um conjunto específico de software instalado. Este software é chamado de servidor web.
A tarefa básica de um servidor web é receber solicitações e responder enviando a página solicitada ao navegador do usuário.
Agora, tudo isso pode soar como um monte de jargão técnico, e é.
No entanto, você não precisa aprender como fazer todas essas coisas para hospedar seu site. Felizmente, existem milhares de empresas que oferecem isso como serviço (a um custo muito baixo).
Todos os sites na Internet usam uma empresa de hospedagem para hospedar seus sites. Até mesmo gigantes da tecnologia como Netflix (hospedado na Amazon) e PayPal (hospedado pela hospedagem Google Cloud) usam provedores de serviços terceirizados para sua hospedagem.
Existem apenas algumas empresas como Google, Microsoft e Amazon que hospedam completamente todos os seus serviços em suas próprias plataformas.
Eles podem fazer isso porque possuem os recursos técnicos e financeiros para assumir uma tarefa tão grande. Todas as outras empresas (incluindo nós) usam uma empresa de hospedagem para hospedar seus sites.
O que você precisa para hospedar um site
Você precisará das duas coisas a seguir para hospedar um site.
- Provedor de serviços de hospedagem na web
- Nome do domínio
Os provedores de serviços de hospedagem na Web oferecem servidores da Web prontos para uso para hospedar seu site. Eles cuidam de todo o aspecto técnico e fornecem aos proprietários de sites ferramentas fáceis de usar para gerenciar sua hospedagem.
Agora, como os usuários chegam ao seu site auto-hospedado? É aqui que entram os nomes de domínio.
Um nome de domínio é o endereço do seu site que as pessoas digitam no navegador para visitá-lo. Por exemplo, wpbeginner.com o levará a este site.
Basicamente, um nome de domínio é uma forma amigável de conectar os navegadores dos usuários ao servidor do site associado a esse nome de domínio. Para saber mais, consulte nosso guia sobre o que é um nome de domínio e como funcionam os domínios .
Você pode comprar um nome de domínio de um desses principais registradores de domínio . Estas são empresas licenciadas para vender registros de nomes de domínio.
Para entender a relação entre seu host e domínio, consulte nosso guia sobre a diferença entre hospedagem na web e nome de domínio .
Observação: posteriormente neste artigo, mostraremos como obter um nome de domínio gratuitamente.
Mas primeiro, vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de planos de hospedagem na web e avaliar qual deles seria o mais adequado para hospedar seu site.
Tipos de serviços de hospedagem de sites
Nem todos os sites são iguais. Alguns são menores e têm baixo tráfego, enquanto outros são maiores, com mais conteúdo e visitantes.
Um site menor requer menos recursos, como espaço em disco e largura de banda. Por outro lado, um site maior e mais popular precisará de mais recursos para funcionar com eficiência.
As empresas de hospedagem de sites oferecem diferentes tipos de ofertas de hospedagem projetadas para atender às necessidades específicas de sites. Aqui estão algumas das opções de hospedagem mais comuns.
Um serviço de hospedagem compartilhada é adequado para pequenos sites, blogs e pequenas empresas que estão apenas começando.
Eles conseguem manter seus custos baixos, permitindo que vários sites compartilhem os mesmos recursos de servidor. Isso torna a hospedagem do seu site acessível.
2. Hospedagem VPS
A hospedagem VPS (hospedagem de servidor virtual privado) ainda é um ambiente de hospedagem compartilhada. No entanto, oferece um conjunto flexível de recursos para lidar com grandes picos de tráfego.
Você obtém um servidor privado particionado para o seu site que pode gerenciar a partir do painel de controle de hospedagem. Isso oferece o melhor dos dois mundos, o baixo custo da hospedagem compartilhada com a flexibilidade de recursos dedicados.
3. Hospedagem WordPress Gerenciada
A hospedagem gerenciada do WordPress é um serviço de hospedagem especializado feito especificamente para WordPress. É como um serviço de concierge para o seu site WordPress.
Em uma plataforma de hospedagem gerenciada, a empresa de hospedagem cuida das atualizações, backups e cache do seu site. Isso permite que você se concentre na criação de conteúdo e no crescimento do seu negócio.
Uma hospedagem de servidor dedicado oferece todo o servidor dedicado ao seu próprio site. Você obtém todos os recursos do servidor, ferramentas avançadas para gerenciamento de servidor, capacidade de instalar seu próprio software e até mesmo seu próprio sistema operacional.
Você gerenciará seu próprio servidor, o que pode exigir algumas habilidades técnicas. É uma opção avançada para sites maiores que precisam de alto desempenho para lidar com maiores volumes de tráfego.
Adequado para: empresas de nível empresarial, sites extremamente populares, lojas de comércio eletrônico.
Escolhendo o plano certo para hospedar um site
Como você pode ver, todos os diferentes planos de hospedagem vêm com diferentes configurações e preços de servidor. Você precisará escolher um plano que atenda às suas necessidades e orçamento.
No WPBeginner, recomendamos que os usuários comecem com um plano de hospedagem compartilhada de baixo custo e depois atualizem conforme seus negócios crescem. Isso permite que você economize dinheiro e pague apenas pelos serviços de que realmente precisa.
Agora, se você está apenas começando, este ainda é um investimento significativo.
Depois de se inscrever em uma conta de hospedagem, a próxima etapa é criar seu site. Para obter instruções detalhadas, consulte nosso guia sobre como fazer um site .
Quanto custa hospedar um site
Até agora, cobrimos os custos das empresas de hospedagem na web. No entanto, os custos de hospedagem de um site podem variar dependendo de vários fatores.
A primeira coisa é o plano de hospedagem que você escolher. Recomendamos começar com planos menores de hospedagem compartilhada e depois atualizar à medida que seu negócio e seu site crescem.
Depois de começar a construir um site, talvez você precise gastar dinheiro também em outras coisas, como modelos de site, extensões de software e outros serviços.
Seu objetivo seria comprar apenas o que você realmente precisa e usar ferramentas gratuitas sempre que puder.
Como hospedar um site em seu computador
Frequentemente nossos usuários nos perguntam se eles podem hospedar um site em seu próprio computador.
Sim você pode.
No entanto, a única razão pela qual você deve hospedar um site em seu computador é quando deseja testar um site localmente antes de colocá-lo na Internet.
Muitos iniciantes acham útil aprender desenvolvimento web, WordPress e codificação instalando um servidor local em seus computadores.
Isso permitirá que você instale um servidor local sem disponibilizá-lo publicamente.
Não recomendamos usar um servidor local para hospedar um site e disponibilizá-lo publicamente. Porém, mostraremos como fazer isso passo a passo para usuários que se sentem aventureiros.
Colocando seu servidor host local online
Depois de hospedar um site em seu servidor local, ele estará disponível apenas para você. Você precisará alterar suas configurações para colocar seu site na internet.
Primeiro, localize o arquivo de configuração do software do seu servidor web chamado httpd.conf.
Se você estiver usando o WAMP no Windows, você o encontrará na pasta C:\wamp\bin\apache\apache[version#]\conf].
Os usuários do MAMP no Mac irão encontrá-lo dentro da pasta /Applications/MAMP/conf/apache/.
Você pode abrir este arquivo usando um editor de texto simples como o Notepad ou TextEdit. Depois disso, você precisa encontrar a linha que começa com
Listen 80
Você precisa substituí-lo pelo seu endereço IP e número da porta. Você pode encontrar o seu endereço IP simplesmente pesquisando no Google ‘qual é o meu endereço IP’ e ele mostrará uma sequência numérica separada por pontos. Aqui está um exemplo de como esse código deve ficar com o seu IP:
Listen 64.233.160.1:80
Em seguida, você precisa encontrar a seguinte linha:
ServerName localhost:80
Vá em frente e altere-o substituindo localhost:80 pelo seu endereço IP.
ServerName 64.233.160.1
Em seguida, você precisa encontrar a seguinte linha para WAMP:
<Directory “c:/wamp/www/”>
Se você estiver usando MAMP, procure a seguinte linha:
<Directory “/Applications/MAMP/htdocs”>
Abaixo desta linha, você verá as permissões de acesso, que você precisa substituir pelas seguintes:
Order Allow,Deny Allow from all
Agora você pode salvar seu arquivo de configuração e reiniciar o servidor local com as novas permissões.
Agora qualquer pessoa pode usar seu endereço IP para acessar seu site em vez do host local. Esta não é uma situação ideal, pois seria difícil para os usuários lembrarem o endereço IP.
É aí que os nomes de domínio são úteis.
Apontando seu nome de domínio para um site hospedado localmente
Apontar seu nome de domínio para um site que você hospeda em seu próprio computador permitirá que os usuários o acessem como fariam com qualquer outro site.
Primeiro, você precisa editar as configurações de DNS do seu nome de domínio. Estamos usando Domain.com em nossas capturas de tela abaixo:
Depois disso, você precisa editar o registro do nome A com o sinal @ como o nome. Se você não tiver um, clique no botão Adicionar novo registro para continuar.
No campo de valor, você precisa inserir o endereço IP do seu computador e clicar no botão Atualizar DNS para salvar suas alterações.
Se o computador com seu servidor local estiver conectado diretamente à Internet, está tudo pronto.
No entanto, se o seu computador estiver conectado à Internet por meio de um roteador, será necessário encaminhar as portas. Para fazer isso, você precisa fazer login na interface de administração do roteador digitando o endereço IP do roteador na barra de endereços do navegador.
Dependendo do fabricante, a interface do seu roteador pode ser um pouco diferente. Você precisará encontrar a opção denominada encaminhamento de porta, servidor virtual ou NAT.
Em seguida, você precisa encaminhar o tráfego da Web ou HTTP para a porta 80. No campo Endereço IP, você precisa inserir o endereço IP do seu computador na rede local. Este endereço IP é o endereço interno que identifica o seu computador na rede local.
Depois disso, você precisa aplicar as alterações e reiniciar o roteador.
Desvantagens de hospedar um site sozinho
Hospedar seu site em um computador local é uma má ideia. É por isso que mesmo os gigantes da tecnologia com recursos, habilidades e know-how suficientes preferem optar por um provedor de serviços de hospedagem.
A seguir estão apenas algumas desvantagens de hospedar um site em um computador local.
- Para rodar um servidor web, você precisa colocá-lo em um computador conectado a uma conexão de internet de alta velocidade 24 horas por dia.
- Você também precisa configurar e instalar atualizações para o software do servidor web, manter backups, planejar um servidor de backup e muito mais.
- O computador que hospeda seu site também estará aberto a tentativas de hacking, injeção de malware e ataques DDOS. Isso também pode afetar a segurança de todos os outros computadores da rede.
- Você precisará adquirir um endereço IP estático do seu provedor de serviços de Internet, o que terá um custo extra.
Fazer tudo isso exigirá muito tempo, esforço e habilidades técnicas. É por isso que é uma má ideia hospedar seu site sozinho em um computador local.
0 comentários