Após o recente banimento e incidente de bifurcação/aquisição do ACF para Secure Custom Fields , alguns autores de plugins anunciaram sua decisão de remover seus plugins do repositório WordPress.org.
Plugin PDF de gravidade
O plugin Gravity PDF com mais de 50 mil instalações ativas e uma classificação de 4,9 está deixando o repositório de plugins. Seu fundador Jake Jackson declarou que “o cofundador do WordPress Matt Mullenweg transformou o WordPress.org em uma arma e se apropriou do popular plugin Advanced Custom Fields de seus criadores. Esta ação estabelece um precedente perigoso e viola a integridade e a segurança da plataforma. Para minimizar os riscos para nós mesmos e nossos usuários, a versão canônica (primária) do plugin Gravity PDF gratuito e de código aberto agora está sendo distribuída diretamente do GravityPDF.com.”
A equipe garantiu aos usuários que todas as configurações de PDF existentes, modelos personalizados e fontes serão preservadas ao fazer a transição para a nova versão. As revisões futuras serão hospedadas no G2.com . O plugin canônico usará “gravity-pdf” para o domínio slug e text, substituindo o “gravity-forms-pdf-extended” usado no WordPress.org. As atualizações para a versão premium e suas extensões continuarão diretamente do GravityPDF.com.
BE Media de Produção e Exibição Postagens Plugins
Bill Erickson, autor de BE Media from Production and Display Posts , também expressou preocupações, afirmando : “Não me sinto mais confortável hospedando meu código no WordPress.org devido às ações recentes de Matt Mullenweg”.
O plugin BE Media from Production foi fechado e futuras atualizações deste plugin virão somente do repositório oficial do GitHub.
Ele também tuitou : “Se você usar meu plugin BE Media da Production, ele agora estará hospedado apenas no GitHub.”
Plugin Pro de Associações Pagas
A equipe do Paid Memberships Pro lançou a versão 3.3 e seu CEO Jason Coleman explicou : “Esta é a primeira atualização do plugin principal do Paid Memberships Pro que será servido em nosso próprio servidor de licença em vez do repositório wordpress.org. Temos servido nossos plugins premium e vários de nossos plugins gratuitos em nosso próprio servidor de licença por muitos anos. Agora, serviremos downloads e atualizações do nosso plugin principal nós mesmos.”
Ele continuou, “Planejamos seguir o exemplo para todos os nossos plugins que são hospedados no wordpress.org, exceto alguns que são co-mantidos com outras pessoas lá. O plugin principal ainda é gratuito e os usuários sempre poderão atualizá-lo gratuitamente.”
A versão 3.2.2 ficará disponível no repositório por um dia ou mais e depois será fechada. Jason disse no X que “Tínhamos planejado isso por mais de um ano. Eventos recentes nos motivaram a agilizar as coisas.”
Dada a situação atual, não parece que as coisas vão se acalmar tão cedo. Resta saber se outros desenvolvedores também seguirão o exemplo.
0 comentários